Câncer de Útero – Guia Completo Sobre o Cancêr do Colo do Útero

Home » Câncer de Útero – Guia Completo Sobre o Cancêr do Colo do Útero

O câncer do colo do útero, ou simplesmente câncer de útero, é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. A prevenção e o diagnóstico precoce são os melhores remédios.

Câncer do colo do útero, um vilão silencioso

O câncer do colo do útero é o câncer mais comum dentre as brasileiras, equivalendo a cerca de 24% de todos os cânceres no país. Este tipo de câncer se forma no colo do útero que é a parte inferior do órgão, que liga o útero a vagina. Esta doença é uma das que causam mais morte no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) mais de 50 mil mulheres já morreram por este tipo de câncer só em 2012, atinge geralmente mulheres a partir dos 40 anos ou que estão durante e menopausa.

Possíveis causas

Câncer do colo do útero

Câncer do colo do útero

Vários fatores podem causar este tipo de câncer, no entanto os mais comuns são, manter relações sexuais com vários parceiros e a infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV) que é um tipo de vírus que pode causar várias alterações no colo do útero e consequentemente o câncer.

Sintomas do câncer de útero

Os sintomas do câncer do colo do útero geralmente são silenciosos e na maioria das vezes só é descoberto nos exames de rotina, mas alguns indícios podem preocupar as mulheres, os principais são:

  • Corrimento vaginal
  • Mau odor da vagina
  • Sangramentos após as relações sexuais
  • Dores abdominais

Diagnóstico do câncer de útero

O diagnóstico da doença é feito pelo médico, através do exame citopatológico, exame esse que possibilita que a doença seja diagnostica de forma precoce auxiliando assim no tratamento. Neste exame é feita a colposcopia, a qual visualiza o colo do útero para verificar se há áreas com lesões.

Tratamento

O tratamento do câncer de útero pode ser feito através de cirurgia para retirada do tumor, quimioterapia ou radioterapia, a escolha do tratamento vai depender das condições de saúde do paciente e do nível de evolução do câncer.

Câncer de útero

Câncer de útero

Veja mais sobre o Câncer do colo do útero:

Como Prevenir

A melhor forma de prevenir o câncer do colo do útero é através do exame de prevenção ginecológica que deve ser feitos por todas as mulheres, a partir da primeira relação sexual ou a partir dos 18 anos. Este exame é feito pelo ginecologista, o qual examina o colo do útero e tira um pouco de secreções para exames.

A prevenção como é conhecida deve ser feita uma vez por ano, podendo variar de acordo com a solicitação do médico. E as mulheres que não possuem mais útero não precisam mais fazer este exame, salvo em casos em que o útero foi retirado por motivo de câncer. Mulheres com mais de 65 anos e que os exames dos últimos 10 anos foram normais podem conversar com o médico para que ele possa ou não pedir que o exame não seja mais feito.

Critérios para fazer o exame

Para fazer o exame a mulher não pode estar menstruada, recomenda-se que o exame seja feito entre o 10º e 20º dia após o início do último ciclo. Antes do exame a mulher também deve evitar banhos de piscina, banheiras e o uso de desodorantes e medicamentos vaginais, pois essas atitudes podem remover células com anomalia.

Atenção ao câncer de útero, prevenção é essencial!

About Você com Saúde