Dieta do Tipo Sanguíneo | Manual completo

Home » Dieta do Tipo Sanguíneo | Manual completo

Você sabia que, segundo a dieta do tipo sanguíneo (ou dieta do sangue), para cada tipo sanguíneo existe uma variedade de alimentos que podem ou não ser consumidos?

Alimente-se corretamente e perca até 6 quilos em apenas 1 mês seguindo a dieta do tipo sanguíneo

Como funciona a dieta do tipo sanguíneo?

Dieta do tipo Sanguíneo

Quando ingerimos toxinas, nosso organismo sofre processos inflamatórios internos, o que nos faz reter líquido e gordura e consequentemente inchar. Para evitar esse processo inflamatório e suas consequências, é preciso consumir os alimentos corretos, mas que fique claro que o que é correto para você, não é correto para mim.

Podemos pensar nos tipos sanguíneos como carros. Cada modelo foi projetado para utilizar um combustível diferente. Se colocarmos outro tipo de combustível, o carro terá problemas para se locomover e pode até causar danos irreversíveis às peças.

Assim está relacionada a dieta do tipo sanguíneo a alimentação. Alguns naturopatas chegam a afirmar que consumir os alimentos errados pode inclusive causar câncer, esclerose, infartos e outras doenças graves.

Que alimentos ingerir?

Em 1996, o naturopata americano Peter D’Adamo lançou um livro intitulado “A dieta do tipo sanguíneo” onde explica passo a passo que alimentos podem ou não ser consumidos por cada tipo sanguíneo. Seguindo as dicas do Dr. Peter, e consumindo os alimentos corretos de acordo com cada tipo sanguíneo, evita-se justamente os processos inflamatórios, já que os alimentos permitidos não têm toxinas para o grupo sanguíneo que são indicados.

Além de evitar a ingestão de toxinas através de alimentos errados, ingerir os alimentos corretos faz com que seu metabolismo trabalhe de forma correta, estimulando a perda de peso. Assim o emagrecimento se dá mais rápido e de forma natural.

Pensando nisso e a fim de categorizar os alimentos de forma fácil e segura, o Dr. Peter criou 3 grupos de alimentos que compõem a dieta do tipo sanguíneo:

  • Alimentos benéficos: Na dieta do grupo sanguíneo, os alimentos benéficos são aqueles quem fazem bem ao organismo prevenindo doenças e eliminando peso.
  • Alimentos neutros: Os alimentos neutros não fazem nem bem e nem mal e servem como complemento aos alimentos benéficos.
  • Alimentos nocivos: Os alimentos nocivos são aqueles que possuem as toxinas das quais já falamos e o seu consumo causa as inflamações, lentidão no metabolismo, acumulo de líquidos e de gordura.

É importante deixar claro que o mesmo alimento pode pertencer a qualquer um dos três grupos (benéfico, neutro ou nocivo) de acordo com o tipo sanguíneo que podem ser tipo A, O, B ou AB.

Vantagens

  • Não demanda gastos extras já que indica alimentos comuns do dia a dia;
  • Não exige sacrifícios como passar fome, pois não trabalha com calorias e sim com alimentos bons ou ruins.

Desvantagens

  • Difícil de ser seguida em família já que cada um tem um tipo sanguíneo e geralmente é uma única pessoa que cozinha, o que dificulta a preparação de alimentos específicos para cada membro da família;
  • A dieta do tipo sanguíneo não possui base científica e alguns médicos chegam a dizer que ela é apenas o fruto da imaginação do Dr. Peter D’Adamo.
  • A restrições de alimentos como a carne bovina, cereais e derivados do leite podem causar deficiências de determinados nutrientes no organismo causando problemas à saúde, sendo assim, o ideal é consultar um médico para que uma suplementação seja feita durante a dieta.

Principais características de cada grupo sanguíneo

  • Sangue tipo A: 36% da população mundial – São cultivadores, agricultores, alimentam-se de legumes e verduras e evitam carnes.
  • Sangue tipo B: 10% da população mundial – São nômades e portanto possuem um sistema imunológico mais forte, por esse motivo tolera bem os derivados do leite.
  • Sangue tipo AB: 4% da população mundial – São uma mistura dos grupos A e B e portando possuem uma dieta mais heterogênea já que comem alimentos dos dois grupos.
  • Sangue tipo O: 50% da população mundial – O tipo sanguíneo mais antigo do mundo. Ativos, musculosos e grandes consumidores de carnes.

Como fazer a dieta do tipo sanguíneo?

Alimentos da Dieta do Tipo SanguíneoComo já dissemos anteriormente, é muito fácil seguir a dieta do tipo sanguíneo. Basta para isso acrescentar alimentos benéficos e eliminar os nocivos. Abaixo você encontra detalhadamente quais alimentos são benéficos e quais são nocivos, assim como exemplos de cardápios para cada grupo sanguíneo.

Quem segue?

Muitos famosos seguem a dieta do grupo sanguíneo, mas no Brasil ela ficou conhecida por causa da atriz Claudia Raia.

Claudia raia emagreceu 7 quilos com a dieta do tipo sanguíneo e de quebra eliminou as crises de enxaqueca que a incomodavam à anos. Hoje Claudia Raia continua seguindo a dieta do tipo sanguíneo como manutenção e para uma vida saudável.

Dicas extras para o sucesso da dieta

  • Coma a cada três horas. Assim você mantém o metabolismo acelerado e evita que a fome acumule para a refeição seguinte.
  • Praticar exercícios físicos pelo menos 2 vezes por semana ajudará muito na perda de peso, mas assim como o os alimentos, cada grupo sanguíneo tem também os seus exercícios corretos que auxiliarão nessa perda de peso. Os exercícios mais indicados para cada grupo sanguíneo são o alongamento para o tipo sanguíneo AB, a corrida ou natação para o tipo B, ioga ou artes marciais para o A e a dança ou corrida para o tipo O.
  • Beber muita água

Alimentos permitidos e proibidos na dieta

Dieta do tipo sanguíneo O

O grupo sanguíneo O é o grupo mais antigo do mundo. É o tipo sanguíneo dos primeiros habitantes do planeta que eram por natureza, caçadores e, por tanto, consumiam muita carne. Esse consumo unicamente de carne, fez com que desenvolvessem um aparelho digestivo e intestinal mais forte, além de um sistema imunológico mais resistente. O mistura de várias etnias também é responsável por um grupo sanguíneo mais forte e imune a algumas toxinas como as toxinas da carne.

Apesar disso, devido a produção intensa de suco gástrico para digestão da carne, estão mais propensos a desenvolver gastrites e úlceras.

Como na época não existia agricultura e pecuária, entre os alimentos nocivos estão verduras, legumes, leite e derivados.

O melhor remédio para combater o estresse em pessoas com o tipo sanguíneo O é a prática intensa de exercícios.

Sangue Tipo O – Alimentos que proporcionam benefícios

Entre os alimentos que proporcionam benefícios e que devem ser adicionados à dieta do tipo sanguíneo O estão:

  • Carnes: boi, búfalo, carneiro, cordeiro, fígado e veado.
  • Frutos do mar (Vitamina B / Iodo): bacalhau, badejo, cavala, enchova, esturjão, linguado, merluza, peixe espada, salmão sardinha, truta e vermelho.
  • Frutas: ameixa e figo.
  • Grãos: ervilha, feijão azuki, feijão rajado e pão de grãos germinados.
  • Legumes e verduras: abóbora, acelga, alcachofra, alface romana, batata doce, brócolis, chicória, couve, dente-de-leão, escarola, espinafre, folha de beterraba, nabo, pimentão vermelho e quiabo.
  • Sementes: nozes e semente de abóbora.
  • Temperos: alho, alho poro, azeite de oliva, cebolas, curry, óleo de linhaça, raiz forte e salsa.
  • Chás: alcaçuz, amora, casca de olmo, dente-de-leão, feno grego, fruto da roseira, gengibre, hortelã-pimenta, pimenta de caiena, salsa e tília.
  • Sucos: abacaxi, ameixa e cereja preta.
  • Outra bebida: água gasosa
  • Suplementos: cálcio, iodo, manganês, vitamina B e vitamina K.
  • Exercícios: aeróbica, artes marciais, calistênicos, caminhada, ciclismo, corrida, dança, esporte de contato, esteira, musculação, natação, patinação e step.

Sangue Tipo O – Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)

Os alimentos da dieta do tipo sanguíneo O que são neutros são:

  • Carnes: codorna, coelho, faisão, frango, pato, perdiz e peru.
  • Frutos do mar: atum, camarão, escargot, caranguejo, carpa, enguia, esturjão branco, garoupa, hadoque, lagosta, lagostim (crustáceo), lula, mexilhão, ostra, pargo, perca, pescada, rã, trutas e tubarão.
  • Laticínios: leite de soja, manteiga, mussarela, queijo de cabra e tofu.
  • Frutas: abacaxi, amora, banana, caqui, carambola, melancia, cereja, damasco, framboesa, goiaba, grapefruit, groselha, kiwi, lima, limão, maçã, mamão, manga, melão, nectarina, passas, pêra, pêssego, romã, tâmara e uvas.
  • Grãos: arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, bolos de arroz, cevada, creme de arroz, ervilha verde fava, farinha de centeio, farinha de cevada, farelo de arroz, farinha de arroz, feijão branco, feijão mulatinho, feijão preto, feijão verde, grão-de-bico, massa da raiz de girassol, painço, pão de centeio, pão sem glúten, trigo sarraceno e vagem.
  • Legumes e verduras: abobrinha, agrião, aipo, alface americana, alface, aspargo, beterraba, broto de bambu, broto de feijão, cará, cenoura, chicória, cogumelo, ervilha, inhame, pepino, pimentão amarelo, pimentão verde, rabanete e tomate.
  • Sementes: amêndoas, avelãs, semente de girassol, semente de gergelim, noz macadâmia, noz de nogueira amarga e pinhão.
  • Temperos: açafrão, açúcar, alecrim, alho, araruta, azeitona verde, cebolinha, coentro, cominho, cravo, erva doce, essência de amêndoa, estragão, gelatina, geléias, gengibre, hortelã, louro, maionese, malte de cevada, manjericão, manjerona, mel, melaço, menta, missô, molho inglês, mostarda seca, óleo de canola, óleo de gergelim, páprica, pimenta da Jamaica, pimenta malagueta, pimenta mexicana, sal e shoyo.
  • Chás: camomila, carvalho branco, folha de framboesa, ginseng, hortelã, raiz de alcaçuz, sabugueiro, sálvia, valeriana, verbena e chá verde.
  • Sucos: aipo, cenoura, damasco, mamão, pepino, tomate, uva e verduras.
  • Outras bebidas: cerveja e vinho.

Sangue Tipo O – Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)

Os alimentos da dieta do tipo sanguíneo AB que devem ser evitados são:

  • Frutos do mar: caviar, polvo e salmão defumado.
  • Laticínios: iogurte, leite de cabra, leite de vaca, queijos e sorvete c/ leite.
  • Frutas: abacate, amora preta, banana da terra, côco, laranja, melão, morango, tangerina e tamarindo.
  • Grãos: trigo, arroz 7 cereais, bolo inglês, creme de trigo, farelo de aveia, farelo de trigo, feijão fradinho, feijão mulatinho, flocos de aveia, flocos de milho, fubá, germe de trigo, lentilhas, pão de trigo integral, pão preto e trigo duro.
  • Legumes e verduras: batata vermelha, berinjela, broto de alfafa, cogumelo paris, couve Bruxelas, couve-flor, milho, mostarda e repolho.
  • Sementes: amendoim, castanha de caju, castanha do pará, semente de papoula e pistache.
  • Temperos: alcaparra, azeitona preta, baunilha, canela, ketchup, noz moscada, óleo de algodão, óleo de amendoim, óleo de milho, picles, pimenta branca, pimenta do reino e vinagre.
  • Chás: alfafa, babosa, bardana, erva de São João, folhas de morango chá preto e sene.
  • Suco: maçã e sidra.
  • Outras bebidas: café, destilados e refrigerantes.
  • Suplementos: vitamina A e vitamina E.

Alimentos que estimulam a perda de peso: algas, brócolis, peixes e frutos do mar, couve-manteiga, sal iodado, carne vermelha (carneiro, boi, caça, fígado), espinafre.

Alimentos que estimulam o aumento de peso: couve-flor, feijão, lentilha, milho, couve-de-bruxelas, repolho, trigo e derivados (glúten).

Cardápio para a dieta do tipo sanguíneo O

No café da manhã um copo de leite de soja, três torradas sem glúten com manteiga ou geléia e um figo. Nos lanches (feito entre as refeições principais), uma ameixa preta ou vermelha. No almoço e jantar da dieta do tipo sanguíneo O: salada de acelga, brócolis, cebola, escarola ou espinafre, um filé de carne vermelha (mignon ou contrafilé) grelhado, duas batatas cozidas e uma fruta.

Dieta do tipo sanguíneo A

O grupo sanguíneo tipo A já é mais recente e surgiu com os primeiros imigrantes que foram forçados a se deslocar em daí surgiu a agricultura. Nessa faze a caça não era tão necessária e esses indivíduos alimentavam-se basicamente de frutas, verduras e legumes, por tanto a alimentação ideal é rica nesses alimentos e as carnes devem ser evitadas.

Seu sistema gastrointestinal é mais sensível a proteína animal.

Devido ao cultivo. Esses indivíduos aprenderam a viver em cooperação e a desenvolver instintos como honestidade, disciplina, a inteligência a fim de melhorar os processos e entender o cultivo, paciência e autocontrole etc.

O melhor remédio para combater o estresse em pessoas com o tipo sanguíneo A é a prática de atividades relaxantes.

Sangue Tipo A – Alimentos que proporcionam benefícios

Entre os alimentos que proporcionam benefícios e que devem ser adicionados à dieta do tipo sanguíneo A estão:

  • Frutos do mar (vitamina B): bacalhau, carpa, cavala, escargot, garoupa, perca amarela, perca prateada, salmão, sardinha, savelha, truta e vermelho.
  • Laticínios (Cálcio): leite soja e queijo de soja.
  • Frutas: abacaxi, ameixas, amora, cereja, damasco, figos, limão, passas e uva do monte.
  • Grãos (Vitaminas B/E/ Ferro): amaranto (conhecida como bredo), trigo, bolo de arroz, farinha de arroz, farinha de aveia, farinha centeio, feijão azuki, feijão preto, feijão soja, lentilhas, pão farinha soja, pães de grãos e germem de trigo.
  • Legumes e verduras (Zinco): abóbora Moranga, acelga, alcachofra, alface romana, brócolis (C/Ca), broto de alfafa, cebolas, cebolas roxas, chicória, couve, dente de leão, escarola, espinafre (Ca), folhas beterraba, nabos e quiabo.
  • Sementes: amendoins e semente de abóbora.
  • Temperos: alho, alho poró, azeite de oliva, gengibre, malte de cevada, melaço/cana, missô, molho soja, mostarda, óleo linhaça, raiz forte e salsa.
  • Chás: alfafa, babosa, bardana, camomila, cardo mariano, erva de São João, feno grego, frutos de roseira, gengibre, ginseng, olmo, pilriteiro, valeriana e verde.
  • Sucos: abacaxi, aipo, ameixa, cenoura, cereja, damasco, limão e toronja.
  • Outras bebidas: café e vinho tinto.
  • Suplementos: cálcio, cromo, ferro, selênio, vitamina B, vitamina C, vitamina E e zinco.
  • Exercícios: aeróbicos, alongamento, artes marciais, caminhada, dança, golfe, ioga, natação e Tai Chi Chuan.

Sangue Tipo A – Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)

Os alimentos da dieta do tipo sanguíneo A que são neutros são:

  • Aves: frango, galinha e peru.
  • Frutos do mar (Vitamina B): atum, caranho, delfim, eperlano, esturjão, lúcio (semelhante à perca), olhete, pargo, peixe espada,perca branca, perca do mar, pescada e tubarão.
  • Laticínios: coalhada, iogurte, leite cabra, mussarela magra, quefir, queijo de cabra e ricota.
  • Frutas: abacate, bagas de sabugo, caqui, carambola, framboesa, goiaba, fruto groselha, kiwi, lima, maçã, melão, morango, nectarina (Variedade de pêssego de pele lisa), pêra, pêssego, romã, tâmara e uvas.
  • Grãos (Vitaminas B / E): arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, cevada, creme de arroz, ervilhas, far. de cevada, far. de espelta, far. de glúten, far. de graham, trigo torrado, favas, feijão branco, feijão de corda, feijão vagem, flocos de milho, fubá, painço, pão de espelta, pão sem glutem e tapioca.
  • Legumes e verduras (magnésio): abóbora, agrião, aipo, alfaces, algas, aspargo, beterraba, broto de bambu, broto de feijão, chicória, cogumelos, couve Bruxelas, couve-flor, folhas mostarda, funcho, milho amarelo, milho branco, nabo branco, pepino e rabanete.
  • Sementes: amêndoas, gergelim, nozes, pinhão, sem. de girassol e sem. de papoula.
  • Temperos: açafrão, açúcar branco, açúcar mascavo, alecrim, alfarroba, algas, araruta, azeitona Verde, baunilha, canela, cebolas verdes, cebolinha, coentro, cominho, cravo da índia, cremor tártaro, curry, erva doce, estragão, extrato amêndoa, folha de louro, gelatinas, geléias, hortelã, hortelã pimenta, manjericão, manjerona, mel, mel de arroz, mel de milho, menta, molho inglês, mostarda seca, noz moscada, óleo de fig. Bacalhau, óleo canola, orégano, páprica, picles, pimenta da jamaica, raiz forte, sal, salsa, sálvia, segurelha (alfavaca-do-campo), tapioca e tomilho.
  • Chás: amora, bétula branca, bolsa de pastor, casca carv. branco, dente de leão, dong quai, folha de framboesa, folha de morango, genciana, hidraste, hortelã, hortelã pimenta, lúpulo, raiz de alcaçuz, sabugueiro, salsa, salsaparrilha, salva, sene, tília, tomilho, verbasco e verbena.
  • Sucos: cidra, maçã, pepino, repolho e uva.
  • Outras bebidas: vinho branco.

Sangue Tipo A – Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)

Os alimentos da dieta do tipo sanguíneo A que devem ser evitados são:

  • Carnes: boi, búfalo, ganso, carneiro, codorna, coelho, cordeiro, faisão, pato, perdiz, porco e veado.
  • Frutos do mar: amêijoa (Molusco), arenque, barracuda, beluga, camarão, caranguejo, caviar, enchova, enguia, hadoque, lagosta, lagostim, linguado, lula, merluza, mexilhões, ostra, perca listrada, polvo, rã, salmão defumado, savelha e tartaruga.
  • Laticínios: leite, leitelho (Leite ácido, semidesnatado, portanto pobre em gorduras, resíduo da fabricação da manteiga, muito usado sob a forma de leite em pó; leite desnatado; leite magro), manteiga, queijo brie, queijo camembert, queijo cheddar, queijo colby, queijo cottage, queijo edam, queijo ementhal, queijo golda, queijo gruyère, queijo jarsberg, monterrey, queijo munster, provolone, queijo suíço, queijo roquefort e requeijão.
  • Frutas: banana, côco, laranja, mamão, manga e tangerina.
  • Grãos: arroz 7 cereais, bolos de trigo, creme de trigo, far. trigo integral, farinha , feijão de lima, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão vermelho, grão de bico, massa de espinafre, massa semolina, pão de trigo integral, pão preto, trigo duro e trigo integral.
  • Legumes e verduras: batata doce, batata inglesa, batata roxa, berinjela, cogumelo Paris, cog. Shitake, feijão de lima, inhame, pimentão amarelo, pimentão verde, pimentão vermelho, repolho branco, repolho chinês, repolho roxo e tomate.
  • Sementes: castanho caju, castanha pará e pistache.
  • Temperos: azeitona preta, ketchup, maionese, molho inglês, óleo de milho, óleo de algodão, óleo amendoim, óleo de açafrão, óleo gergelim e pimenta mexicana.
  • Chás: cabelo de milho, gataria, pimenta caiena, ruibarbo e trevo pardos.
  • Suco: laranja, mamão e tomate.
  • Outras bebidas: água gasosa, cerveja, chá preto, destilado e refrigerante.
  • Suplemento: Vitamina A -beta caroteno.

Alimentos que estimulam a perda de peso: abacaxi, verduras, óleos vegetais, feijão de soja e pratos com soja.

Alimentos que estimulam o aumento de peso: carne, feijão mulatinho, produtos do leite, trigo (em grandes quantidades).

Cardápio da dieta do tipo sanguíneo A

O café da manhã deve ter um copo de leite, um pão de centeio com uma fatia de queijo. Nos lanches um copo (200 ml) de suco de limão ou amora, ou uma fruta como abacaxi, figo ou damasco. No almoço e jantar da dieta do tipo sanguíneo A, três colheres de arroz integral, um filé de frango ou salmão, uma porção de cenoura (ou de espinafre) e uma fruta de sobremesa.

Dieta do tipo sanguíneo B

O grupo sanguíneo tipo B já está ligado a pecuária e, portanto, é o único que lida bem com o leite e seus derivados.

Surgiu de uma mutação proveniente das mudanças climáticas quando esses indivíduos migraram para o norte e se depararam com um frio muito intenso.

Sangue Tipo B – Alimentos que proporcionam benefícios

Entre os alimentos que proporcionam benefícios e que devem ser adicionados à dieta do tipo sanguíneo B estão:

  • Carnes: cordeiro, coelho, carneiro e veado.
  • Frutos do mar: bacalhau, badejo, cavala, caviar, esturjão, garoupa, hadoque, linguado, pargo, perca/oceano, salmão, sardinha e truta-do-mar.
  • Laticínios: coalhada, iogurte, leite de cabra, leite desnatado, mussarela, queijo cottage, queijo de cabra e ricota.
  • Frutas: abacaxi, ameixas, bananas, mamão e uvas.
  • Grãos (magnésio): arroz integral, aveia integral, farelo de aveia, farinha de arroz, feijão branco, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão soja vermelho e painço.
  • Legumes e verduras (magnésio): batata doce berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, cog. Shitake, couve, couve Bruxelas, couve-flor, folha de beterraba, folha de mostarda e inhame.
  • Temperos: azeite de oliva, curry, gengibre, pimentas, raiz forte e salsa.
  • Chás: alcaçuz, gengibre, folhas de framboesa, ginseng, hortelã-pimenta, fruto da roseira, salsa, sálvia e chá verde.
  • Suplementos: alcaçuz, lecitina e magnésio.
  • Exercícios: aeróbicos, artes marciais, caminhada, ciclismo, corrida, golfe, musculação, natação, Tai Chi Chuan, tênis e ioga.

Sangue Tipo B – Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)

Os alimentos da dieta do tipo sanguíneo B que são neutros são:

  • Carnes: búfalo, boi, faisão, fígado, peru e vitela.
  • Frutos do mar: arenque, atum, carpa, lula, peixe espada, perca, pescada, truta, tubarão e vermelho.
  • Laticínios: creme de leite, leite de soja, leite integral, manteiga, queijo branco, requeijão e soro de leite.
  • Frutas: amora, bergamota, cereja, damasco framboesa, figos, goiaba, grapefruit, groselha, kiwi, laranja lima, limão, maçã, manga, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego e tangerina.
  • Grãos (magnésio): arroz branco, arroz integral, bolo de aveia, creme de arroz, farinha branca, feijão verde, granola, massa/espinafre, massa/semolina, pão de centeio, pão de far. Soja, pão s/ glúten.
  • Legumes e verduras (magnésio): abóbora, acelga, agrião, aipo, alfaces, aspargos, batatas, broto de alfafa, broto de bambu, chicória, cogumelos, couve, ervilhas, escalônia, escarola, espinafre, funcho, nabo e pepino.
  • Sementes: gergelim, amêndoas, castanhas e nozes.
  • Temperos: açafrão, açúcar, agar-agar, alcaparra, alcarábia, alecrim, alfarroba, alho,alho poro, araruta, baunilha, cardamomo, carefólio, cebola, cebolinha, coentro, cominho, cravo da Índia, cremor/tártaro, cúrcuma, endro, erva doce, estragão, gaultéria, gelatina, geléia, gengibre, hortelã, louro, maionese, manjericão, mostarda, manjerona, menta, mel, melaço, missô, molho inglês, mostarda, noz moscada, óleo fíg. de bacalhau, óleo de linhaça, orégano, pápricas, picles, pimenta em grão, pimenta Malagueta, pimentão, sal, sálvia, segurelha, shoyu, tomilho e vinagres.
  • Chás: alfafa, amora, bardana, bétula branca, botão de ouro, camomila, casca/carvalho, dente de leão, dong quai, equinácea, erva de S. João, folha de morango, gataria, hortelã, marroio branco, milefólio, olmo, pimenta caiena, pilriteiropoligonácea, raiz de alcaçuz sabugueiro, salsaparrilha, tomilho, valeriana e verbena.
  • Sucos: aipo, cenoura, cereja, damasco, grapefruit (toranja), laranja, limão, maçã, pepino, sidra e verduras.
  • Outras bebidas: café, cerveja, chá preto e vinho.

Sangue Tipo B – Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)

Os alimentos da dieta do tipo sanguíneo B que devem ser evitados são:

  • Carnes: codorna, coração, frango, galinha d´angola, ganso, pato, perdiz e porco.
  • Frutos do mar: camarão, amêijoa (molusco), barracuda, caranguejo, enchova, enguia, esturjão branco, lagosta, lagostim (crustáceo), ostras, peixe lua, perca do mar, perca listrada, polvo, rã e salmão defumado.
  • Laticínios: queijo de soja, queijo roquefort e sorvete c/ leite.
  • Frutas: abacate, caqui, carambola, côco e romã.
  • Grãos: amaranto, arroz 7 cereais, arroz selvagem, bagels de milho, bolo de milho, bolo de trigo centeio, cevada, creme de trigo cuscuz, far. de centeio, far. de cevada, far. de glúten, feijão azuki, feijão preto, feijão rajado, flocos de milho, fubá, germe de trigo, grão de bico, kasha, lentilhas, massa/alcach., pão de centeio, trigo duro, trigo integral e trigo sarraceno.
  • Legumes e verduras: abóbora moranga, alcachofra, broto de feijão, broto/rabanete, milho, rabanete e tomate.
  • Sementes: amendoim, avelã, cast. de caju, gergelim, papoula, pinhão, pistache, sem. de abóbora e sem. de girassol.
  • Temperos: azeitonas, canela, essência de amêndoa, gelatina pura, ketchup, maisena,malte de cevada mel de milho, óleo açafrão, óleo algodão, óleo amendoim, óleo canola, óleo gergelim, óleo girassol, óleo de milho, pimenta branca, pimenta da Jamaica, pimenta do reino e tapioca.
  • Chás: cabelo de milho, genciana, sene e tília.
  • Suco: tomate
  • Outras bebidas: água gasosa, destilados e refrigerantes.

Alimentos que estimulam a perda de peso: ovos, leite e derivados com baixo teor de gordura, carne, verduras, chá de alcaçuz.

Alimentos que estimulam o aumento de peso: milho, trigo, lentilhas, amendoins e gergelim.

Cardápio da dieta do tipo sanguíneo B

No café da manhã é sugerido um pão de aveia com uma fatia de ricota, um copo de leite e uma banana ou metade de um mamão. Nos lanches, um copo (200 ml) de suco de uva ou de abacaxi ou um pote de iogurte. Almoço e jantar da dieta do tipo sanguíneo B incluem salada de beterraba, brócolis ou couve, três colheres de arroz integral, um filé de carneiro ou cordeiro (grelhado) e uma fruta.

Dieta do tipo sanguíneo AB

É a mistura dos indivíduos do grupo sanguíneo A com o grupo sanguíneo B. É o grupo sanguíneo que tem a alimentação mais variada, pois pode consumir alimentos dos dois grupos, inclusive o consumo de carne pode ser feitos desde que de forma moderada.

As pessoas com tipo sanguíneo AB tendem a ser mais carismáticas, alegres, comunicativas, versáteis e principalmente atraentes.

Sangue Tipo AB – Alimentos que proporcionam benefícios

Entre os alimentos que proporcionam benefícios e que devem ser adicionados à dieta do tipo sanguíneo AB estão:

  • Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru.
  • Frutos do mar: atum, bacalhau, badejo, cavala, escargot, esturjão, garoupa, lúcio (semelhante à perca), pargo, perca oceano, salmão, sardinha, savelha, truta e vermelho.
  • Laticínios: coalhada, iogurte, queijo cottage, leite de cabra, mussarela, ricota e queijo de cabra e tofu.
  • Frutas: abacaxi, ameixas, cerejas, figos, framboesas, groselhas, kiwi, limão, toronja e uvas.
  • Grãos: arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, aveia integral, cereal de aveia, espelta, far. de arroz, far. de aveia, far. de centeio, far. germem trigo, feijão branco, feijão rajado, feijão soja, feijão vermelho, lentilhas, pão de arroz, pão de centeio, pão de far.
  • Soja, pão de grãos e germinados.
  • Legumes e verduras: aipo, broto de alfafa, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis, couve-flor, couve, dente de leão, inhame, folhas mostarda, pepino e tomate.
  • Sementes: amendoim, cast. da Índia e nozes.
  • Temperos: alho, azeite de oliva, curry, missô, raiz forte e salsa.
  • Chás: alcaçuz, alfafa, bardana, camomila, gengibre, ginseng, folhas morango, frutos roseira, pilriteiro e verde.
  • Sucos: aipo, cenoura, cereja, mamão, repolho e uvas.
  • Outras bebidas: café.
  • Suplementos: bromelina, quercetina, selênio, vitamina C e zinco.
  • Exercícios: aeróbica, aikido, alongamento, caminhada, ciclismo, dança, golfe, natação, Tai Chi Chuan e ioga.

Sangue Tipo AB – Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)

Os alimentos da dieta do tipo sanguíneo AB que são neutros são:

  • Carnes: faisão e fígado.
  • Frutos do mar: atum, arenque, caranha, carpa, caviar, espadarte, haliote, leque, linguado, lula, perca amarela, perca branca, perca prateada pescada e tubarão.
  • Laticínios: caseína (Proteína existente no leite), leite de soja, leite desnatado, queijo cheddar, queijo colby, queijo de soja, queijo edam, queijo ementhal, queijo golda, queijo gruyére, queijo arlsburg, queijo monterey, queijo munster, queijo neufchatel, queijo suíço, requeijão e soro de leite.
  • Frutas: amoras, bagas de sabugo, banana terra, damasco, limas, maçã, mamão, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego, tâmara, vacínio e tangerina.
  • Grãos: cevada, creme de arroz, creme de trigo, cuscuz, ervilhas, far. de espelta, far. de glúten, far. de graham, far. trigo Integral, far. trigo branca, far. trigo duro, far. trigo torrada, farinha cevada, feijão verde, germe de trigo, granola, lentilha, massa/espinafre, massa/ sêmola, pão de centeio, pão de far. Soja, pão de grãos germinados, pão de arroz, soja e trigo integral.
  • Legumes e verduras (Zinco): abóboras, acelga, agrião, alcaravia, alface americana, alface romana, alho poro, aspargo, batata roxa, batata inglesa, broto de bambu, cenoura, chicória, cogumelo paris, cogumelo enoki, cogumelo ostra, cogumelo portobelo, couve bruxelas, endívia (variedade da chicória), ervilha, escalônia, escarola, espinafre, funcho, nabo, quiabo, repolho branco, repolho chinês, repolho roxo e rutabaga (próximo ao bago).
  • Sementes: amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, pinhão, noz macadâmia e pistache.
  • Temperos: açafrão, açúcar branco, açúcar mascavo, alecrim, alfarroba, araruta, azeitona espanhola, azeitona grega, azeitona verde, baunilha, canela, cebolinha, coentro, cominho, cravo da Índia, folha de louro, gelatina, geléia, gengibre, hortelã, pimenta, maionese, manjericão, mel, melaço, menta, molho de soja, mostarda, óleo amendoim, óleo de canola, óleo fig. Bacalhau, óleo de linhaça, noz moscada, páprica, sal e tomilho.
  • Chás: amora, bétula branca, dente de leão, erva de São João, folhas framboesa, hortelã, hortelã-pimenta, pimenta caiena, sabugueiro, salsa, salsaparrilha, valeriana e verbena.
  • Sucos: abacaxi, ameixa seca, damasco, limão, maçã, pepino, verduras Benéficas e toronja.
  • Outras bebidas: água gasosa, cerveja e vinhos.

Sangue Tipo AB – Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)

Os alimentos da dieta do tipo sanguíneo AB que devem ser evitados são:

  • Carnes: boi, búfalo, codorna, coração, frango, galinha, ganso, pato, perdiz, porco, veado e vitela.
  • Frutos do mar: barracuda, camarão, caranguejo, enchova, enguia, esturjão branco, hadoque, lagosta, lagostim (crustáceo), ostras, perca do mar, polvo, rã, salmão defumado e tartaruga.
  • Laticínios: leite, leitelho (Leite ácido, semidesnatado, portanto pobre em gorduras, resíduo da fabricação da manteiga, muito usado sob a forma de leite em pó; leite desnatado; leite magro), manteiga, queijo brie, queijo camembert, queijo parmezão, queijo provolone, queijo roquefort, sherbet e sorvete c/ leite.
  • Frutas: abacate, banana, caqui, carambola, côco, goiaba, laranja, manga e romã.
  • Grãos: bolo de milho, cereal de milho, feijão azuki, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão preto, grão de bico e flocos de milho.
  • Legumes e verduras: alcachofra, broto de feijão, broto de rabanete, cogumelo, milho amarelo, milho branco, pimentão vermelho, pimentão amarelo, pimentão verde e rabanete.
  • Sementes: avelã, gergelim, sem. Abóbora, sem. Gergelim, sem. Girassol e sem. papoula.
  • Temperos: alcaparra, azeitona preta, erva doce, essência amêndoa, gelatina em pó, ketchup, mel de milho, molho inglês, óleo de açafrão, óleo algodão, óleo de gergelim, óleo de girassol, óleo de milho, picles, pim. da jamaica, pim. de caiena, pim. do reino, pim.verm.flocos, pimenta branca, pim. em grão, pim. mexicana, tapioca e vinagre.
  • Chás: cabelo de milho, feno grego, genciana, lúpulo, sene, tília e verbasco.
  • Suco: laranja.
  • Outras bebidas: chá preto, destilado e refrigerante.

Alimentos que estimulam a perda de peso: abacaxi, peixe, couve-manteiga, produtos do leite, tofu.

Alimentos que estimulam o aumento de peso: trigo, feijão-mulatinho, milho, nozes e sementes, carne vermelha.

Cardápio da Dieta do Tipo Sanguíneo AB

No café da manhã, uma fatia de pão de centeio com uma fatia de queijo cottage, um iogurte ou um suco de abacaxi ou uva. Nos lanches pode-se consumir uma fruta (fatia de abacaxi, ameixa, figo ou kiwi) ou um pote de iogurte. No almoço e jantar, salada de berinjela, beterraba, pepino ou couve, uma porção de omelete ou uma de carne branca, uma ou duas mandiocas cozidas e duas colheres de arroz. Fica proibido mais de uma fonte de proteína no almoço e jantar da dieta do tipo sanguíneo AB.

Mais sobre o assunto a dieta do tipo sanguíneo

  • A Dieta do Tipo Sanguíneo – Peter J.D’Adamo, Editora Campus
  • Viva Melhor com a Dieta do Tipo Sanguíneo – Peter J. D’Adamo, Editora Campus
  • A Dieta que Está no Sangue – Sérgio Teixeira, Editora Campus

Como dito no início desse artigo, a dieta do tipo sanguíneo ou dieta do sangue é muito fácil de ser seguida e traz uma série de benefícios como principalmente mais energia, menos doenças e o tão sonhado emagrecimento.

Você já fez a dieta do tipo sanguíneo? Conhece quem fez? Que resultados obteve? Conte-nos sobre sua experiência ou expectativas com a dieta do sangue… compartilhe!

Tags.: dieta do tipo sanguíneo, dieta do sangue, cardápio dieta do tipo sanguíneo, a dieta do tipo sanguíneo download, dieta do grupo sanguíneo.

About Você com Saúde