Dieta dos Pontos – Guia Completo da Dieta dos Pontos

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Muito famosa nos dias de hoje, a dieta dos pontos é muito fácil de ser seguida. Vamos ver neste artigo um guia completo para você emagrecer rápido, com saúde e sem passar fome.

—- Índice —-

Calcular dieta dos pontos

  1. Dieta dos Pontos para Emagrecer
  2. Como fazer
  3. Como Calcular
  4. Calculadora
  5. Cardápio
  6. Tabela Completa
  7. Tabela para Imprimir
  8. Livros “Dieta dos Pontos”

Dieta dos Pontos para Emagrecer

Em 1969 o Dr. Alfredo Halpern, preocupado com a alta taxa de pacientes obesos e as dietas loucas que esses pacientes seguiam, resolveu catalogar os alimentos atribuindo pontos a cada um.

A ideia era criar uma dieta onde o paciente pudesse ingerir tudo que quisesse evitando assim o fracasso da dieta em consequência da abstinência de determinados alimentos. Surgiu então a dieta dos pontos.

Através de estudos e catalogação dos alimentos o Dr. Alfredo Halpern fez a seguinte equivalência: 3,6 calorias equivalem a 1 ponto da dieta dos pontos.

A Dieta dos Pontos é considerada hoje uma das melhores dietas para emagrecer, pois não restringe nenhum alimento.

Ela é uma dieta segura, pois você comerá todo tipo de alimento, não há ingestão de remédios para emagrecer, nem necessidade de cortar alimentos como carboidratos.

Como toda dieta para emagrecer, fazer a dieta dos pontos associada a exercícios físicos, elevarão muito as possibilidades de sucesso e de emagrecimento mais rápido, mas o grande objetivo da dieta dos pontos é emagrecer através da reeducação alimentar, ou seja, você aprende a comer certo e para o resto da vida.

Como fazer

O grande segredo da dieta dos pontos é, como o próprio nome diz, contar os pontos de cada alimento não ultrapassando assim, os pontos permitidos por dia.

O primeiro passo é calcular quantos pontos você deve “comer” por dia (vamos falar sobre como calcular os pontos no próximo tópico). Após o cálculo de pontos que devem ser consumidos por dia, basta ir anotando tudo que você come e os pontos equivalentes de cada alimento, sempre controlando para não ultrapassar a pontuação máxima.

Vamos a um exemplo prático

Imagine que, após tenha feito seus cálculos, você possa consumir um total de 300 pontos por dia e durante o dia você consome os seguintes alimentos:

Dieta dos pontos hamburguer

  • Café da manhã: 1 fatia de pão de forma (20 pts), 1 fatia média de queijo minas (25 pts), café preto (zero pontos).
  • Lanche: 1 banana prata (11 pts).
  • Almoço: cenoura (10 pts), beterraba (10 pts), 2 colheres de sopa de arros (20 pts), folhagens verdes (zero pontos), 4 colheres rasas de feijão (20 pts), 1 filé de peixe (25 pts).
  • Lanche: 1 torrada (20 pts),  café preto (zero pontos), 2 fatias de peito de peru (25 pts).
  • Jantar: cenoura (10 pts), beterraba (10 pts), 2 colheres de sopa de arros (20 pts), folhagens verdes (zero pontos), 4 colheres rasas de feijão (20 pts), 1 filé de peixe (25 pts).
  • Colação: 1 copo de leite desnatado (21 pts).

Total de pontos durante o dia: 292 pontos, ou seja, estamos na risca dos pontos permitidos durante o dia e fizemos 6 refeições durante o dia.

Agora vem uma super dica: Como falamos anteriormente, na dieta dos pontos você pode comer de tudo, porém se abusar de coisas com uma pontuação muito grande no almoço com uma feijoada completa, por exemplo, vai queimar sua pontuação quase toda nessa refeição e acabará passando o resto do dia tolhido de vários alimentos. A solução para a dieta dos pontos não sair dos trilhos é evitar alimentos com uma pontuação muito grande ou uma vez extrapolada a pontuação do dia, compensa-se no próximo dia, assim:

  • Posso comer 300 pontos por dia
  • Hoje, somando aquela feijoada completa do almoço, comi 500 pontos.
  • 500 – 300 = 200 (pontos que comi a mais)
  • Nos próximos dois dias comerei apenas 200 pontos, ou seja, 300 (que eu posso comer) – 100 (número de pontos que extrapolei dividido por 2 dias)
  • Após 2 dias comendo somente 200 pontos, volto ao normal, ou seja, 300 pontos.

Mas atenção, isso só deve ser feito de vez em quando, quando temos aquela festa, ou aquele churrasco. Se esse recurso repete-se quase todo dia, a dieta dos pontos não dará certo.

Atente-se também que tudo que foi explicado acima é apenas um exemplo de como funciona a dieta dos pontos. Cada pessoa terá uma pontuação específica como veremos mais adiante.

Como Calcular

Calcular a dieta dos pontos é fácil e pode ser feito manualmente ou através de calculadoras online.

A quantidade de pontos que devem ser ingeridos por dia na dieta dos pontos varia de paciente para paciente e é calculado com base em vários fatores como peso atual, altura, estilo de vida, idade e sexo.

Em geral os homens não devem ultrapassar os quatrocentos pontos diários e as mulheres os trezentos pontos diários na dieta dos pontos, mas o ideal é calcular os pontos específicos para o seu caso.

O cálculo da dieta dos pontos leva em consideração:

  • O sexo do indivíduo;
  • O seu peso atual;
  • A sua altura;
  • A idade do indivíduo;
  • Qual é a sua queima de energia diária.

Com essas informações você encontrará:

  • Seu metabolismo basal;
  • Sua gasto de energia diário;
  • Quantos pontos você poderá consumir por dia para emagrecer.

Calculadora

Como você deve ter percebido no item acima, o cálculo de pontos para a dieta dos pontos não é tão fácil como parece e as calculadoras on-line são realmente a melhor opção para realizar o cálculo de pontos para a dieta dos pontos.

Uma vez na calculadora, basta inserir as informações conforme foram solicitadas e ela já lhe informa quantos pontos você pode consumir por dia, tudo rápido e automático.

Veja aqui uma ótima ferramenta on-line para calcular os pontos.

Cardápio

Como já vimos anteriormente neste mesmo artigo, o cardápio da dieta dos pontos é liberado, desde que você respeite a pontuação diária, porém todos sabemos da importância de um cardápio equilibrado contendo todos os tipos de alimentos da pirâmide alimentar, portanto, seguem algumas dicas para montar um cardápio da dieta dos pontos variado e rico:

  • Faça 6 refeições ao dia com um intervalo de 3 horas entre uma e outra;
  • Beba bastante água (cerca de 2 litros por dia);
  • Evite doces, frituras e alimentos gordurosos, pois além de ter uma pontuação muito grande, fazem mal à saúde;
  • Evite bebidas alcoólicas, pois possuem uma alta pontuação e não proporcionam qualquer quantidades significativas de vitaminas e outras substâncias importantes ao organismo;
  • Evite grandes quantidades de comida nas refeições ao final do dia, como o jantar e a colação. O seu organismo não conseguirá digerir a comida e não terá tempo;
  • Troque, na medida do possível, alimentos mais gordurosos por alimentos menos gordurosos como queijo prato por queijo minas ou ricota, presunto por peito de peru, óleo de soja por girassol ou canola, manteiga por margarina ou requeijão light etc;
  • Verduras são liberadas na dieta dos pontos. Aproveite-se disso e encha o prato com elas. Isso lhe ajudará a satisfazer a fome por mais tempo;
  • Prefira alimentos com alto teor de fibra como os alimentos integrais. O açúcar dos alimentos integrais leva mais tempo na corrente sanguínea, o que também mantém a saciedade por mais tempo.
  • Dê preferência às frutas como sobremesa na dieta dos pontos.
  • Dê preferência à carnes magras como frango e peixe. A carne vermelha é mais calórica (tem mais pontos) e é mais prejudicial à saúde.
  • Não esqueça de anotar os pontos daquele biscoitinho ou aquela balinha que você furtivamente comeu, isso também conta. ;)
  • Permita-se, DE VEZ EM QUANDO, chutar o baldo com algum prêmio, como uma taça de sorvete ou aquela picanha maravilhosa. Premiações ajudam a seguir rumo aos objetivos e não farão mal desde que realmente sejam de vez em quando.

Tabela Completa

É praticamente impossível fazer uma tabela completa para a dieta dos pontos visto que cada alimento tem uma pontuação e a quantidade de alimentos existente é praticamente infindável, mas é possível identificar um padrão entre alimentos e agrupá-los em grupos como carnes, leite e derivados, bebidas, vegetais, legumes etc.

Pensando nisso, indicamos um ótimo site para você consultar todos os pontos de todos os alimentos possíveis e seguir sem problemas com sua dieta dos pontos.

A tabela de pontos da dieta dos pontos pode ser acessada aqui.

Tabela para Imprimir

Claro que você não ficará com esse site aberto o dia todo, todos os dias verificando pontuação de cada alimento que consumir na dieta dos pontos. Pensando nisso, segue em pdf a mesma tabela que acabamos de ver para que você possa imprimir e levar para onde quiser.

Basta clicar aqui: Dieta dos pontos para imprimir e o arquivo pdf se abrirá. Basta imprimi-lo e carregá-lo com você.

Livros “Dieta dos Pontos”

São poucos os livros de dieta dos pontos, mas separamos alguns para lhe indicar. Vale a pena adquiri-los e investir na leitura. Como dissemos desde o início neste artigo, a dieta dos pontos trata-se de uma reeducação alimentar e por isso faz tanto sucesso.

Dieta nota 10

Dieta nota 10 – Editora: Bertrand Brasil

Autor: Guilherme De Azevedo Ribeiro

Com Dieta Nota 10, o Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro transforma em livro o método revolucionário de controle de peso que conquistou as maiores estrelas da televisão. Atrizes como Carolina Dieckman, Daniela Escobar e Camila Morgado – modelos de uma espetacular forma física – são seguidoras fieis da Dieta Nota 10, que não priva o corpo de nenhum nutriente: é uma equilibrada composição de tudo de que o organismo necessita. Com sua vasta experiência, Dr. Guilherme compreendeu que o prazer de comer não pode jamais ser ignorado, criando assim um processo que, mesmo exigindo disciplina, não leva a qualquer tipo de proibição.

Pontos para o Gordo! – Editora: Record

Autor: Alfredo Halpern

O endocrinologista, professor livre-docente de Medicina da Universidade de São Paulo e membro de grupos nacionais e internacionais de estudo da obesidade, traça um panorama atual dos causas e soluções do problema e apresenta um método de regime baseado em pontos.

Abaixo o Regime! – Editora: Best Seller

Autor: Alfredo Halpern & Monica Beyruti & Ana Paola Monegaglia Vidigal

Quem está cansado de fórmulas mágicas para manter a forma irá encontrar em Abaixo o regime! a receita certa. O dr. Alfredo Halpern, médico endocrinologista e especialista em obesidade, apresenta o sistema de pontos como o método de emagrecimento mais eficaz. Com ele, é possível controlar o peso regulando a ingestão calórica diária. Abaixo o regime! ainda traz deliciosas receitas preparadas pelas nutricionistas Ana Paola Monegaglia Vidigal e Monica Beyruti. O leitor irá aprender que é possível emagrecer com saúde e, o que é melhor, comendo de tudo.

Você já fez ou está fazendo a Dieta dos Pontos? Conte para nós sua experiência!

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