Dieta da Proteína – Perca até 5kg por semana

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A dieta da proteína virou moda entre artistas e pessoas comuns por promover uma perda de peso mais rápida que o normal. Além disso, a grande maioria das pessoas que fazem a dieta, conseguem manter o peso após o seu término. Veja os detalhes:

Como funciona

Criada pelo Robert Atkins, cardiologista americano, a dieta da proteína consiste em consumir o mínimo possível de carboidratos como pães, macarrão, biscoitos, farináceos em geral e doces, substituindo-os por proteínas.

Reduzindo a ingestão de carboidratos, o corpo precisa procurar outra fonte de energia que é justamente a gordura existente no nosso corpo. Esse processo é conhecido como cetose.

Além da redução extrema dos carboidratos, a dieta também tem uma grande redução calórica já que as proteínas são pobres em calorias.

Dieta da proteina

Recomendações

A dieta da proteína não é recomendada para pessoas que praticam exercícios regularmente.

Quando praticamos exercício nosso corpo precisa de energia e essa energia vem justamente dos carboidratos. Podemos concluir então que os carboidratos são como combustível para a atividade física, como também para ajudar os nossos músculos a se recuperarem do desgaste causado pelos exercícios.

Por esse motivo a dieta da proteína é geralmente recomendada a pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Além disso, devido às consequências que sofremos com a diminuição de carboidratos na corrente sanguínea, a dieta da proteína não deve ser mantida por muito tempo.

Recomenda-se fazer a dieta da proteína por 2 semanas, no máximo. Se houver necessidade pode-se fazer por mais 2 semanas porém, entre um período e outro, é necessário que a pessoa coma normalmente, inclusive ingerindo carboidratos, pois a restrição desse nutriente por muito tempo pode causar dores de cabeça, náuseas, fraqueza, tontura e outros sintomas desagradáveis.

Mitos e verdades

Assista ao vídeo a seguir, nele são tratados mitos e verdades da dieta da proteina como, por exemplo: A dieta da proteína emagrece? Emagrece mais que as outras dietas? Conseguirei manter o peso quando parar a dieta?

O sucesso da dieta da proteína está atrelado as dicas abaixo que vão lhe ajudar a sentir menos fome e a tornar a perda de peso mais saudável. Confira:

17 Dicas Para Seguir a Dieta

  1. Café descafeinado, chá, mate ou limonada (com adoçante) e água de coco podem ser consumidos à vontade.
  2. Deve tomar, no mínimo, 10 copos de água, distribuídos no decorrer do dia, para que não ocorra uma sobrecarga renal, que acarreta problemas como cálculos renais e outros.
  3. Coma salada verde. Ela é uma fonte inestimável de potássio, um dos principais responsáveis pelo funcionamento muscular e muito necessário nesta dieta.
  4. Por ser pobre em frutas e legumes, é aconselhável tomar um suplemento poli vitamínico pela manhã.
  5. Qualquer bebida alcoólica está proibida, pois o fígado metaboliza todo o álcool em glicose.
  6. Só use adoçantes à base de sacarina e ciclamato.
  7. Fique longe de: massas, farinhas (de qualquer tipo), cenoura e batata (de qualquer tipo), cereais (milho, arroz, etc) e açúcar.
  8. Shakes à base de whey protein e carnes magras (peixe, frango ou carnes vermelhas sem gordura) são ótimos aliados da dieta, pois deixam você com menos fome, além de aumentar a massa magra e diminuir gordura.
  9. Preste atenção aos rótulos dos produtos que você compra. Veja os ingredientes e composição química. Se tiver algum ingrediente cuja palavra termine em “OSE”, coloque-o de volta na prateleira. OSE significa açúcar!
  10. Faça atividades físicas.
  11. Coma a cada três horas, sem exageros, para segurar a fome e estimular o metabolismo a queimar mais calorias.
  12. Não pule as refeições. Procure fazê-las mesmo se não estiver com muita fome.
  13. Não use produtos light, apenas diet. A diferença é que o light tem açúcar reduzido, mas não deixa de ter, já o produto diet, de boa marca, não possui nada de açúcar.
  14. Todo produto industrializado possui tabela nutricional. Verifique, antes do consumo, a quantidade de carboidratos (consumir de 0 a 1%).
  15. Se você está grávida não pode fazer a dieta da proteina. A cetose (ao reduzir a ingestão de açúcar, o corpo passa a consumir a gordura corporal para gerar energia) é prejudicial para o bebê já que ele precisa de todos os nutrientes para um desenvolvimento saudável.
  16. Se você tem problemas renais está proibido de fazer a dieta da proteína.
  17. Mantenha o peso seguindo o seguinte método: Na primeira semana após o término, consumir no máximo 60g de carboidratos por dia. Na segunda semana, no máximo 80g, Na terceira, no máximo 100g. Assim sucessivamente até chegar a 200g por dia.

whey protein na dieta da proteinaVeja quais são os alimentos permitidos e proibidos na Dieta a Base De Proteinas e conheça um exemplo de cardápio para o seu dia-a-dia.

Alimentos Permitidos

Abobrinha verde, Acelga, Agrião, Água com gás, Água Natural, Água Tônica Diet, Alface, Aspargos, Atum, Aves, Azeite, Azeitona com tempero, Bacalhau, Bacon, Berinjela, Brócolis, Café, Camarão, Caranguejo, Carne em geral, Caviar, Cebola, Chá (cidreira, mate,etc…), Chicória, Chuchu, Club-Soda, Coca Zero, Cogumelo, Couve, Couve-flor, Espinafre, Frango, Gelatina Diet (Doce-Menor, Açucryl, Adocyl, só), Guaraná diet, Jiló, Lagosta, Limão, Linguiça, Manteiga, Margarina, Mexilhões, Nabo, Omelete, Ostra, Ovos (fritos, cozidos, mexidos , omeletes), Ovos cozidos, Peixe, Pepino, Pimenta, Pimentão, Presunto, Queijos, Quiabo, Rabanete, Repolho, Refrigerante Diet, Sal, Salada verde, Salaminho, Salpicão (maionese caseira, salada, pimentão), Salsa, Sashimi, Soda Diet, Sopa de legumes, Suco sem açúcar (Maçã verde, Pomelo Rosa, TEA Maça), Sukiaki sem macarrão, Tomate (até 3 por dia), Trident, chia.

Alimentos Proibidos

Abóbora, Açúcar, Adoçantes com Frutose, Adoçantes com Lactose, Água Tônica, Almôndegas, Amendoim, Amidos, Arroz, Balas, Balas diet, Banana, Batata, Beterraba, Biscoito, Bolachas, Bolos, Caju, Cará, Carboidratos, Catchup, Catupiry, Cereais, Chiclets, Doces, Ervilhas, Fanta Diet, Farinha, Feijão, Figos, Frutas, Frutas Secas, Gelatina, Geléia, Leite, Leite Desnatado, Macarrão, Mandioca, Massas em Geral, Mel, Milho, Mortadela, Panquecas, Pão, Passas, Petiscos, Pomarola, Pomodoro, Salsarette, Salsicha, Seven’up Diet, Soja, Sorvetes, Sprite Diet, Suco de Frutas, Tâmaras, Trigo, Yogurt.

Cardápio da Dieta da Proteína

Uma alimentação correta inclui refeições de 3 em 3 horas e na dieta da proteína não é diferente. A dieta prega a diminuição dos carboidratos mas é importante que você faça entre 4 e 5 refeições por dia.

Sabemos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois além de estarmos horas sem se alimentar devido ao fato de termos dormido durante cerca de 8 horas, é nesse momento que carregamos nosso corpo com energia para começarmos bem o dia. Além disso, gorduras e calorias ingeridas durante o café da manhã, são consumidos durante o dia, então, nessa refeição é possível “abusar” um pouco mais.

Pensando nisso, os alimentos que você pode consumir no café da manhã são: Ovos Mexidos ou Ovos Cozidos; Omelete Simples ou com Queijo e Presunto; Chá Gelado; Café ou Chá Mate; Suco sem açúcar ou Chá sem açúcar (pode adoçar com adoçante); Presunto; Queijo; Salaminho.

No lanche da manhã uma boa opção é ingerir uma fruta com pouca açúcar. Veja mais abaixo a sessão de alimentos permitidos para verificar as frutas liberadas.

No almoço, como já é previsto, arroz, feijão, macarrão, farináceos e outros carboidratos estão proibidos, porém, mesmo cortando radicalmente o carboidrato, é necessário que você consuma cerca de 20g por dia. Essas 20g vêm exatamente dos legumes, por isso não os exclua da sua dieta. Veja os alimentos que você pode e deve consumir no almoço:

  • Salada em Geral
  • Salpicão (Maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, chuchu, e tomate)
  • Carne de Vaca, Porco, Frango (caso haja molho, somente com tomates caseiros)
  • Peixe, Camarão, Atum, Lagosta, Caranguejo ou Mexilhões
  • Linguiça
  • Ovos Mexidos ou Ovos Cozidos
  • Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
  • Refrigerante diet ou Suco sem açúcar (pode adoçar com adoçante)

Como sobremesa na almoço você pode comer gelatina diet, geleia diet ou uma fruta com baixo teor de açúcar.

Não é aconselhável consumir carboidratos de qualquer espécie conforme o dia vai finalizando, afinal seu corpo não terá tempo de consumir esse carboidrato adequadamente e com isso acaba estocando o mesmo. Pensando nisso, é aconselhável que você não consuma mais frutas ou legumes a partir do café da tarde, assim, bons alimentos para o café da tarde são:

  • Chá Gelado ou Quente/Café
  • Queijo
  • Salame
  • Whey protein

No jantar você deve seguir a mesma indicação do almoço porém sem adicionar os legumes ricos em carboidratos.

 Evolução da dieta da proteína

Receita

Muitas são as receitas que você pode preparar para a sua dieta da proteína, basta você usar a sua criatividade, mas deixo aqui uma ótima que eu faço muito e que eu adoro. Ela é simples e rápida e também muito saborosa, vamos à ela:

  • 2 folhas de alface crespa cortadas em tiras;
  • 1/3 de uma cebola roxa média cortada em cubinhos;
  • Palmitos cortados em rodelas pequenas;
  • Azeitonas sem caroço e picadas;
  • 5 amêndoas picadas;
  • Sementes de girassol;
  • Azeite extravirgem;
  • Queijo mussarela em tiras finas e bem estreitas;
  • Pimenta árabe moída
  • Sardinha em lata conservada em óleo comestível

Misture todos os ingredientes jogando o azeite por cima. Acrescente a pimenta árabe a gosto e misture mais um pouco e está pronto para ser consumida.

Conte-nos sua experiência com a dieta da proteína!

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