Ômega 3 – Tudo Sobre o Ômega 3

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O corpo humano não produz ômega 3, que é essencial para o desenvolvimento das funções vitais, devido a isso seu consumo regular é essencial.

Ômega 3 ajuda na busca pela saúde

Omega 3 Para Que Serve

O ômega 3 também conhecido como gordura essencial é um ácido graxo do qual essencial para o corpo humano, no entanto os seres humanos não produzem esta gordura, tendo então que consumi-la através dos alimentos.

Importância do consumo

Alimentos Ricos em Ômega 3

Alimentos Ricos em Ômega 3

Os ácidos graxos são componentes essências para a membrana das células cerebrais e é através dessa membrana que o cérebro recebe os comandos para as atividades vitais.

O consumo de ômega 3 é mais imprescindível ainda para as gestantes, pois ao ingerir este tipo de gordura ela passa para o bebe, e isso contribui para sua boa formação, também é importante o consumo regular enquanto amamenta, pois ela continua passando essas substâncias através do leite.

Também é de extrema importância o consumo regular por parte dos idosos, pois com o envelhecimento do corpo as pessoas produzem menos enzimas.

Pessoas que sofrem de osteoporose também deve ter uma dieta rica em ômega 3, pois esta substancia ajuda o corpo a absorver mais cálcio dos alimentos, além de devido a ser um anti-inflamatório natural ajudar a reduzir a necessidade de consumo exacerbado de remédios.

O consumo regular de ômega 3 pode prevenir o corpo humano de várias doenças, como por exemplo:

  • Doenças inflamatórias
  • Doenças cardiovasculares
  • Diabetes
  • Artrites

Diabetes: Guia Completo

É muito eficiente no combate a essas doenças devido a evitar que haja coágulos nas artérias, sendo mais importante ainda para aquele que tem doenças cardiovasculares.

Outro benefício muito importante do consumo é a prevenção a doenças degenerativas como mal Alzheimer e doença de Parkinson, pois contém nutrientes que ajudam a memória e podendo auxiliar até no combate à depressão.

Além disso, também pode ser essencial para auxiliar as pessoas a manterem o poder de concentração, motivação, habilidades motoras, redução do estresse e reflexos.

Alimentos ricos

Os alimentos mais ricos em ômega 3 são os peixes, principalmente os de água salgada e profundas, sendo o Salmão, a Sardinha e o Atum os mais ricos nesta substância. Porém eles têm que ser peixes frescos, evitando os em conserva, e caso seja o único meio de ingestão da substância deve-se evitar ingerir o molho de conserva.

Além dos peixes outros alimentos também possuem ômega 3, como a semente da linhaça e a semente de chia, os óleos vegetais também é uma fonte da gordura essencial. Outros alimentos que também tem doses de ômega 3 são as nozes, o azeite e as folhas verde escuras.

Ômega 3 em Cápsulas

Ômega 3 em Cápsulas

E para aqueles que não comem estes alimentos ainda há a opção de consumir o ácido graxo através de cápsulas, porém deve ser indicado por um médico.

Outros Alimentos e Dietas Ricos

Como consumir o ômega 3

Recomenda-se que as pessoas comam ao menos duas vezes por semana qualquer um desses alimentos, mas caso seja possível também é importante incluir outros alimentos ricos em ômega 3 no cardápio.

Devem-se evitar além das conservas os peixes fritos, recomenda-se que eles sejam cozidos ou grelhados, pois o processo de fritura o faz perder muito a quantidade da gordura essencial.

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Você consome alimentos ricos em ômega 3 regularmente? Que efeitos eles fazem na sua saúde? Deixe sua opinião!

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